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Artigos

Artigos em Revistas Científicas

2024

  • Lopo, T. T., Teodoro, A. & Borges, L (2024) Why Did Portugal Enter PISA? Divergent Political Views, the National Agenda and the OECD Push, European Education, DOI: 10.1080/10564934.2023.2299940

2023

  • Teodoro, A. & Lopo, T. T. (2023) The OECD again: legitimization of a new vocationalism in the educational policies in Portugal (1979–1993), Paedagogica Historica, 59:5, 766-779, DOI: 10.1080/00309230.2021.1941143

2022

  • Teodoro, A. (2022). O PISA e as limitações e riscos de um programa de governação global da OCDE. Revista Lusófona de Educação, 56, 45-64. DOI: 10.24140/issn.1645-7250.rle56.04

2021

  • Teodoro, A. & Lopo, T. T.  (2021) The OECD again: legitimization of a new vocationalism in the educational policies in Portugal (1979–1993),Paedagogica Historica, DOI: 10.1080/00309230.2021.1941143

2020

  • Rosa, V., Sampaio Maia, J., Mascarenhas, D., & Teodoro, A. (2020). PISA, TIMSS e PIRLS em Portugal: análise comparativa. Revista Portuguesa de Educação, 33(1), 94-120. URL: Disponível aqui.

2019

  • Teodoro, A. (2019). A Sociologia da Educação em Portugal. Do conhecimento das realidades a discursos paralelos. Revista de Sociología de la Educación (RASE), 12 (3), 435-437. Disponível em: doi.org
  • Teodoro, A. (2019). The end of isolationism: examining the OECD influence in Portuguese education policies, 1955–1974, Paedagogica Historica, DOI: 10.1080/00309230.2019.1606022
  • António, A. S., & Teodoro, A. (2019). Critical Discourse Analysis: Between Educational Sciences and Journalism. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, 8 (1), pp. 18-35. DOI:  doi.org.

2018

  • Teodoro, A. (2018/Publicado em Janeiro de 2020) Educação e poder: Como se escolhe um Ministro? Apontamentos para a História da Educação em Portugal (1955-1976). Investigar em Educação, 8, II série, 9-36. Disponível em  Disponível aqui.
  • António, A. S., & Teodoro, A. (2019). Critical Discourse Analysis: Between Educational Sciences and Journalism. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, 8 (1), pp. 18-35. DOI:  doi.org.

2017

  • Teodoro, A. & Panait, O. M. (2017). Vers l’analyse des résistances aux normes éducatives issues de la globalisation. Éducation et Socétés – Revue Internationale de Sociologie de l’Éducation, 39, 5-18.
  • Beltrán, J. & Teodoro, A. (2017). Medir la éducación: perspetivas desde la critica sociológica. RASE – Revista de Sociologia de Educación, 10(2), 110-114. doi: doi.org.
  • Montané Lopez, A., Beltran Llavador, J. & Teodoro, A. (2017). La medida de la calidad educativa: acerca de los rankings universitários, Revista de Sociologia de Educación, 10(2), 283-300, DOI: doi.org.

2016

  • Fraga, N. & Teodoro, A. (2016). A reconfiguração da gestão da coisa pública face à emergência de processos participativos centrados no cidadão. O caso do orçamento participativo de Palmela Educação, Sociedade & Culturas, 47: 111-130. Disponível aqui.
  • Santos, A. A. Dos, Teodoro, A.& Queiroz, S. (2016). Educação em saúde: um mapeamento dos estudos produzidos no Brasil e em Portugal (2000-2013). Revista Lusófona de Educação, 33, 9 12  Disponível aqui.
  • Teodoro, A. (2016). Governando por números: os grandes inquéritos estatísticos internacionais e a construção de uma agenda global nas políticas de educação. Em Aberto, 29(96), 41-52. Disponível em Disponível aqui.
  • Teodoro, A. (2016). A construção da educação mundial ou o lugar da Educação Comparada no estudo das políticas (e práticas) da educação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 12(29), 859-877.  Disponível aqui.

2015

  • Teodoro, A. (2015). A Universidade no Século XXI. Desenhando futuros possíveis. Universidades. Revista de UDUAL, 64, 31-42. Disponível aqui.

2014

  • Sultz, A.R. & Teodoro, T. (2014). Evolução do Desenho Técnico e a divisão do trabalho industrial: Entre o Centro e Periferia mundial. Revista Lusófona de Educação, 27: 93-109. logo-adobe-white Disponível aqui.
  • Teodoro, A. (2014). A Educação Superior na Europa e América Latina: Propostas para uma Universidade Cidadã no século XXI. Revista Argentina de Educacíon Superior, 6(8): 219-250. Disponível aqui.
  • Teodoro, A. (2014). Critique et utopie, ou une pédagogie de la possibilité dans la construction de politiques d’éducation démocratiques, Revista Lusófona de Educação, 26: 125-139. Disponível aqui.

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

  • Teodoro, A. (2006). A reforma universitária: dos riscos às possibilidades”. Janus 2006. Anuário de Relações Exteriores, 9, 98-99.
  • Sanches, I. & Teodoro, A. (2006). Da integração à inclusão escolar: cruzando perspectivas e conceitos. Revista Lusófona de Educação, 8, 63-83.

2005

  • Teodoro, A. (2005). Mandato e legitimação nas políticas para a educação [Entrevista]. Perspectiva. Revista do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, 23 (1), 223-234.

2004

  • Teodoro, A. (2004). Mobilização educativa em tempos de crise revolucionária. Periferia e centro no processo de democratização das escolas (1974-1976). Revista Portuguesa de Educação, 17(2), 2004, 181-207. Available Here.
  • Teodoro, A. (2004). Um olhar sobre o Brasil: Desafios na Educação. Fênix. Revista Pernambucana de Educação Popular e de Educação de Adultos, 3 (3), 68-69.
  • Teodoro, A. (2004). Mobilização educativa em tempos de crise revolucionária. Periferia e centro no processo de democratização das escolas (1974-1976). Revista Portuguesa de Educação, 17 (2), 181-207.

2003

  • Teodoro, A. (2003). Paulo Freire, or Pedagogy as the Space and Time of Possibility. Comparative Education Review, 3 (47), 321-328.
  • Teodoro, A. (2003). É possível uma política de educação à esquerda? Uma reflexão sobre possibilidade e esperança na acção política. Revista Lusófona de Educação, 2, 43-51.
  • António, A. S. & Teodoro, A. (2003). “Auto-representações das Funções das Professoras na Escola”. Revista Lusófona de Educação, 2, 83-97.
  • Teodoro, A. (2003). Educação e políticas educativas no Portugal contemporâneo. Da construção do modelo escolar ao tesouro a descobrir. Revista Lusófona de Educação, 1, 127-144.
  • Teodoro, A. (2003). Paulo Freire, or Pedagogy as the Space and Time of Possibility. Comparative Education Review, 47 (3), 321-328. Disponível aqui.

2002

  • Teodoro, A. (2002). As novas formas de regulação transnacional no campo das políticas educativas, ou uma globalização de baixa intensidade. EccoS. Revista científica, 4 (1), 61-77.

2000

  • Teodoro, A. (2000). “O fim do isolacionismo. Da participação de Portugal no Plano Marshall ao Projecto Regional do Mediterrâneo”. Revista de Humanidades e Tecnologias, 3, 48-54.

1999

  • Teodoro, A. (1999). Políticas educativas: considerações breves sobre a transdisciplinaridade de um campo de estudo. Revista de Humanidades e Tecnologias, 1, 117-121.
  • Teodoro, A. (1999). Os Programas dos Governos Provisórios no campo da Educação. De uma intenção de continuidade com a reforma Veiga Simão à elaboração de um programa para uma sociedade a caminho do socialismo. Educação, Sociedade & Culturas, 11, 29-66.

1998

  • Teodoro, A. (1998). Unificação ou diversificação? Notas sobre a evolução do ensino secundário em Portugal, 1970-1990. Educació i Història, Societat d’Història dels Paisos de Llengua Catalana, 1: 71 - 83.
  • Teodoro, A. (1998). Unificação ou diversificação? Notas sobre a evolução do ensino secundário em Portugal, 1970-1990. Educació i Història, Societat d’Història dels Paisos de Llengua Catalana, Barcelona, 71-83.
  • Teodoro, A. (1998). O tempo dos professores?”. Arquipélago. Perspectivas e debates, 10 (3), 63-72.

1996

  • Teodoro, A. (1996). Sete reflexões sobre as raízes do atraso educativo português. Educação e Ensino, 13 (Ano 8), 27-29.

1995

  • Teodoro, A. (1995). Reforma educativa ou a legitimação do discurso sobre a prioridade educativa. Educação, Sociedade & Culturas, 4, 49 - 70.

1994

  • Teodoro, A. (1994). Da Profissionalização da Actividade Docente à Crise de Identidade dos Professores. Considerações Preliminares para um estudo da Situação Portuguesa. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 9 (2ª série), 37 - 54.

1993

  • Teodoro, A. (1993). Escola e Comunidade. A complementaridade necessária. Educação e Ensino, 7 (Ano 5), 4-11.

1992

  • Teodoro, A. (1992). Uma acção sindical renovada num mundo em transformação, para mudar a escola e valorizar a profissão docente. Universidade e Sociedade, 2, (3), 98 – 102.

1991

  • Teodoro, A. (1991). Os Professores Face à Reforma Educativa. Considerações (datadas) sobre a Situação Portuguesa”. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 2-3 (2ª série), 57 - 65.
  • Teodoro, A. (1991). A formação contínua e o desenvolvimento profissional dos professores”. Revista Educação, 2, 25 - 30.

1990

  • Teodoro, A. (1990). O professor e a criação de meios estimulantes de aprendizagem. Um breve apontamento a propósito do filme de Peter Weiss O Clube dos Poetas Mortos. O Professor, 7 (3ª série), 57 - 59.
  • Teodoro, A. (1990). Autonomia, vazio social e sindicalismo docente - a propósito de um texto de Yves Barel ´Aspiration à l´autonomie et vide social. Vértice, 25 (II série), 111 - 113.
  • Teodoro, A. (1990). Um Estatuto que não serve a Educação. Revista Educação, 0, 47 - 48.
  • Teodoro, A. (1990). Sobre o mal-estar na profissão docente e a construção de uma identidade profissional nos professores. O Professor, 4 (3ª série), 29 - 33.

1989

  • Teodoro, A. (1989). Política de confronto com a Lei de Bases. Cadernos de Economia, 6 (ano II), 35 - 41.

1985

  • Teodoro, A. (1985). Educação e desenvolvimento. O papel dos professores e das suas organizações na luta pelo desenvolvimento e o progresso social. O Professor, 81 (2ª série),. 4 - 14.

1979

  • Teodoro, A. (1979). Em torno da problemática da moderna ciência histórica”. O Professor, 20 (nova série), 38 - 44. Teodoro, A. (1975). O Ensino no Século XIX Português. Seara Nova, 1560, 39 - 41.