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Projeto explora implicações e estratégias numa era de transformação global da Educação

Desde o início do século XXI, estudos internacionais como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) têm desempenhado um papel importante na governança da educação e formação da União Europeia. Para Portugal, um país que investiu tardiamente na expansão do acesso à educação em massa, a participação no PISA desde o seu primeiro ciclo em 2000 representou um desafio e uma oportunidade de crescimento.

Neste cenário, um projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), liderado pelo Professor Catedrático de Sociologia da Educação e Educação Comparada na Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa, Diretor do Instituto de Educação e coordenador científico do Centro de Investigação Interdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CeiED), António Teodoro, teve como objetivo explorar as implicações implícitas e explícitas na participação de Portugal no PISA, analisando todos os ciclos desde 2000. Como diferentes atores nacionais, incluindo formuladores de políticas, gestores escolares, professores e os seus sindicatos, associações de pais e os meios de comunicação, se apropriaram dos resultados do PISA e os integraram em discursos, políticas públicas e práticas profissionais?

O estudo foi realizado entre setembro de 2018 e março de 2022 e os resultados iniciais de Portugal nos ciclos do PISA refletiram: até 2012, as dificuldades enfrentadas por um país que estava se ajustando a mudanças significativas no seu sistema educacional. No entanto, a partir de 2015, um ponto de viragem marcante foi alcançado. Os resultados de Portugal superaram a média da OCDE nos três domínios analisados: literacia científica, matemática e leitura. Este feito não só capturou a atenção dos observadores internacionais, mas também colocou Portugal no mapa como um "caso de sucesso" entre os países europeus e desenvolvidos.

Os resultados deste projeto de investigação fornecem insights valiosos não apenas sobre o desempenho educacional de Portugal, mas também sobre como os resultados do PISA são interpretados e utilizados em todo o país. Este estudo destaca a importância de uma análise crítica e abrangente dos dados do PISA, não apenas para avaliar o desempenho dos alunos, mas também para compreender as dinâmicas sociais, políticas e educacionais subjacentes. Portugal, agora reconhecido como um caso de sucesso emergente no cenário educacional global, continua a enfrentar desafios e oportunidades enquanto navega pelo complexo mundo da educação do século XXI.