Skip to main content
Notícias

Poder e Participação em Educação

  • António Teodoro (Org.)
    Autor
  • 2001
    Ano de edição
  • 972-8296-68-1
    ISBN

O presente livro reúne um conjunto de textos seleccionados pelo autor, escritos no contexto de uma sua activa participação nos debates sobre a política educativa portuguesa na primeira metade da década de 90.

Autor(es)

Abordando temáticas muito diversas, os textos reunidos têm, todavia, um denominador comum: a problemática do poder e da participação em educação.

Num momento em que, um pouco por todo o lado, se verifica um debate, com alguma vivacidade, sobre os processos de mudança nos sistemas escolares massificados, o livro que agora se publica arrisca uma tomada de posição, num registo mais próximo do actor do que do académico que, de fora, pretende observar as políticas de educação.

Ao correr esse risco, deseja o autor contribuir, ainda que limitadamente, para o ampliar do debate sobre as políticas de educação em Portugal.

Índice

  • Nota de apresentação
    António Teodoro

Parte I - Políticas e mudanças no campo Educativo

  • Capítulo I
    Educação: dos paradoxos da reforma educativa à procura de uma outra estratégia de mudança (p.17-30)
  • Capítulo II
    As expectativas e as propostas (1995-1996) (p.31-66)

Parte II - A Escola e os Professores: Poder e Participação

  • Capítulo III
    Escola e comunidade: complementaridades e contradições (p.69-80)
  • Capítulo IV
    A participação dos professores na vida política (p.81-102)
  • Capítulo V
    Os professores e o sindicalismo (p.103-120)
  • Capítulo VI
    Escola, autonomia e gestão democrática (p.121-128)
  • Capítulo VII
    Formação contínua de professores. Dos conceitos à prática, ou a necessidade de repensar os modelos dominantes de formação (p.129-138)
  • Referências Bibliográficas
    (p.139-144)
  • Anexo
    Da Lei de Bases à reforma educativa. Uma bibliografia anotada.