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Educar, Promover, Emancipar

- António Teodoro (Org.)
Autor - 2001
Ano de edição - 972-8296-68-1
ISBN
Organizado pelo Centro de Estudos Observatório de Educação e Contextos Educativos, realizou-se em Março de 2000 o 1º Colóquio de Ciências da Educação, Universidade Lusófona de Humanidades e tecnologias, sob o lema que dá título ao presente volume.
Não sendo um livro de actas, reúne um valioso conjunto de textos da autoria de alguns conferencistas convidados.
Embora com preocupações, problemáticas e modos de abordagem muito distintas, o livro agora editado passará a constituir, seguramente, um importante instrumento de apoio, reflexão e de incentivo à pesquisa de todos quantos, estudantes, educadores, técnicos, investigadores ou responsáveis políticos se encontram empenhados em encontrar sentido para a escola actual, enquanto instância de educação, de emancipação e de promoção humanas, como defenderia Rui Grácio, ou um espaço público capaz de ajudar a construir um mundo mais redondo, menos arestoso e mais humano, como diria Paulo Freire.
Índice
- Nota de apresentação
António Teodoro - I
Educação, Democracia e Cidadania. Tensões e dilemas no mundo contemporâneo.
Carlos Alberto Torres - Comentário
Stephen R. Stoer - II
Cruzando fronteiras. Teoria, método e experiências freirianas.
Moacir Gadotti - III
Rui Grácio. Uma pedagogia de emancipação.
Rogério Fernandes - IV
Uma nova vontade política de relançar a educação e formação de adultos?
Alberto Melo - V
Especialização docente e pedagogia emancipatória.
João Formozinho - VI
Que formação de professores para uma escola crítica e emancipatória? A necessidade de recontextualizar a formação.
Manuela Tavares - VII
Escola, reprodução social e transformação. Teses diabólicas ou realidade do quotidiano escolar.
Carlos Alberto Torres - VIII
Perspectivas actuais da educação. Ideias para um debate.
Moacir Gadotti - IX
A escola como espaço público local.
João Barroso - X
Emancipação ou emancipações? A educação entre a crise das metanarrativas e hipervalorização dos projectos individuais.
Almerindo J. Afonso