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Notícias

Educar, Promover, Emancipar

  • António Teodoro (Org.)
    Autor
  • 2001
    Ano de edição
  • 972-8296-68-1
    ISBN

Organizado pelo Centro de Estudos Observatório de Educação e Contextos Educativos, realizou-se em Março de 2000 o 1º Colóquio de Ciências da Educação, Universidade Lusófona de Humanidades e tecnologias, sob o lema que dá título ao presente volume.

Não sendo um livro de actas, reúne um valioso conjunto de textos da autoria de alguns conferencistas convidados.

Embora com preocupações, problemáticas e modos de abordagem muito distintas, o livro agora editado passará a constituir, seguramente, um importante instrumento de apoio, reflexão e de incentivo à pesquisa de todos quantos, estudantes, educadores, técnicos, investigadores ou responsáveis políticos se encontram empenhados em encontrar sentido para a escola actual, enquanto instância de educação, de emancipação e de promoção humanas, como defenderia Rui Grácio, ou um espaço público capaz de ajudar a construir um mundo mais redondo, menos arestoso e mais humano, como diria Paulo Freire.

Índice

  • Nota de apresentação
    António Teodoro
  • I
    Educação, Democracia e Cidadania. Tensões e dilemas no mundo contemporâneo.
    Carlos Alberto Torres
  • Comentário
    Stephen R. Stoer
  • II
    Cruzando fronteiras. Teoria, método e experiências freirianas.
    Moacir Gadotti
  • III
    Rui Grácio. Uma pedagogia de emancipação.
    Rogério Fernandes
  • IV
    Uma nova vontade política de relançar a educação e formação de adultos?
    Alberto Melo
  • V
    Especialização docente e pedagogia emancipatória.
    João Formozinho
  • VI
    Que formação de professores para uma escola crítica e emancipatória? A necessidade de recontextualizar a formação.
    Manuela Tavares
  • VII
    Escola, reprodução social e transformação. Teses diabólicas ou realidade do quotidiano escolar.
    Carlos Alberto Torres
  • VIII
    Perspectivas actuais da educação. Ideias para um debate.
    Moacir Gadotti
  • IX
    A escola como espaço público local.
    João Barroso
  • X
    Emancipação ou emancipações? A educação entre a crise das metanarrativas e hipervalorização dos projectos individuais.
    Almerindo J. Afonso