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Educação Superior no Brasil: Modelos e Missões Institucionais

- Angelo Del Vecchio e Eduardo Santos
Organizadores - 2016
Ano de edição
O Brasil em foco
Apresentar a instituição universitária como uma criação nitidamente europeia que veio à luz no fim do século XI como resultado do encontro de interesses de mestres e estudantes reunidos em corporação para debater e aprender o novo tornou-se uma verdade histórica indiscutível, ou, pelo menos, uma marca de origem inquestionável e inquestionada. Complementar a essas justificativas genéticas, propõe-se a primazia da forma institucional “universidade”, a partir do argumento de que ela – e só ela – adotaria como modus operandi a universalidade de campo e, assim, cobriria aquelas faculdades que se desdobram, a partir do pensamento racional filosófico, nas referências de construção dos três campos científicos fundamentais, estes vistos, a partir de então, como um saber universal e verdadeiro gestado na contramão do cânone religioso. É assim que se costuma apontar o nascimento da universidade com base em seus marcos ocidentais: Bologna, 1088.
Sumário
Parte I: Desafios Contemporâneos e Diversidade Institucional - Aproximações Conceituais
- Educação Superior no Brasil: Apontamentos Sobre o Lugar e o Papel da Diversidade Institucional
Angelo Del Vecchio
Eduardo Santos - Rankings Universitários: Entre a Regulação do Mercado e a Difusão de Modelos Organizacionais – o Caso Brasileiro
Eduardo Santos
António Teodoro
Reinaldo da Costa Junior - As Universidades Com Fins Lucrativos no Brasil à Luz dos Rankings Acadêmicos e das Novas Configurações do Mercado Universitário
Adolfo Ignacio Calderón
Carlos Marshal França
Henrique da Silva Lourenço - As Questões Étnico-raciais e a Universidade Brasileira: Uma Proposta de Estudo das Ações Afirmativas à Luz da Reflexão Freiriana Acerca da Educação Popular
Maurício Silva
Parte II: Instituições e Práticas Político-Pedagógicas – Casos
- Universidades Populares na América Latina: Um Olhar Pós-Colonial
Erick Morris - Universidade Popular e a Construção do Inédito Viável – o Caso da UFFs
Dirceu Benincá
Thiago Ingrassia Pereira - Gestão e Matrizes Curriculares na Educação a Distância: Reflexão a Partir das Novas Universidades Federais
Margarita Victoria Gomez - Universidades Corporativas no Brasil no Contexto da Educação Superior: o Caso Petrobras
Marival Matos dos Santos
Manuel Tavares - A Construção da Escola Nacional Florestan Fernandes: Sujeitos Históricos e Dimensão Internacionalista
Carin Moraes
João Elias Nery
Carlos Bauer