Poder e Participação em Educação

António Teodoro (Org.)
Autor
2001
Ano de edição
972-8296-68-1
ISBN

O presente livro reúne um conjunto de textos seleccionados pelo autor, escritos no contexto de uma sua activa participação nos debates sobre a política educativa portuguesa na primeira metade da década de 90.

Autor(es)

Abordando temáticas muito diversas, os textos reunidos têm, todavia, um denominador comum: a problemática do poder e da participação em educação.

Num momento em que, um pouco por todo o lado, se verifica um debate, com alguma vivacidade, sobre os processos de mudança nos sistemas escolares massificados, o livro que agora se publica arrisca uma tomada de posição, num registo mais próximo do actor do que do académico que, de fora, pretende observar as políticas de educação.

Ao correr esse risco, deseja o autor contribuir, ainda que limitadamente, para o ampliar do debate sobre as políticas de educação em Portugal.

Índice

Nota de apresentação
António Teodoro

Parte I
Políticas e mudanças no campo Educativo

Capítulo I
Educação: dos paradoxos da reforma educativa à procura de uma outra estratégia de mudança (p.17-30)
Capítulo II
As expectativas e as propostas (1995-1996) (p.31-66)

Parte II
A Escola e os Professores: Poder e Participação

Capítulo III
Escola e comunidade: complementaridades e contradições (p.69-80)
Capítulo IV
A participação dos professores na vida política (p.81-102)/dd>
Capítulo V
Os professores e o sindicalismo (p.103-120)
Capítulo VI
Escola, autonomia e gestão democrática (p.121-128)
Capítulo VII
Formação contínua de professores. Dos conceitos à prática, ou a necessidade de repensar os modelos dominantes de formação (p.129-138)
Referências Bibliográficas
(p.139-144)
Anexo
Da Lei de Bases à reforma educativa. Uma bibliografia anotada.