Skip to main content
Trabalhos Académicos

Doutoramento em Ciências da Educação

Título Educação, desenvolvimento e participação política dos profressores.
Contributo para uma análise crítica da política educativa portuguesa dos anos oitenta.
Autor Teodoro, António Neves Duarte
Orientador Stoer, Stephen R.
Data de Defesa 1992
Publicação Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract A década de oitenta e marcada, nos planos político e económico pela adesão de Portugal à Comunidade Europeia. Todos os sectores da vida nacional foram confrontados com a necessidade de darem uma resposta a esse desafio, tornado um verdadeiro motor exógeno do desenvolvimento dos pais. Assumindo que o discurso político pode ser transformado em instrumento de dissimulação, pelo que se utilizam cuidados metodológicos particulares, procura-se determinar em que medida o desafio nacional da integração europeia atribuiu, no discurso político dominante, um novo mandato a educação.

Partindo da análise de urna multiplicidade de documentos, constata-se a emergência do discurso político sobre a prioridade educativa, embora com um propósito dominante distinto do prevalecente na década de setenta: já não se aponta a democratização da educação como a finalidade primeira das políticas educativas, mas antes a adequação do sistema educativo As necessidades da modernização da economia portuguesa, em função da sua integração o na CEE e da construção do mercado único. Ou seja, a prioridade vai para a reforma do sistema de ensino, de forma a que este contribua decididamente para a elevação da qualificação dos recursos humanos.

A Lei de Bases do Sistema Educativo, aprovada em 1986 na base de um amplo compromisso social e politicão, marcou toda a década de oitenta. Primeiro, pelo debate que gerou ate estarem reunidas as condições que permitiram a sua elaboração e aprovação. Depois, encerrando o período da normalização, abriu uma nova fase na política educativa nacional centrada no propósito de realizar uma reforma global do sistema educativo. Procedendo a uma análise  dos principais documentos sobre a reforma educativa, procura-se determinar os seus propósitos principais, que se inserem no processo contraditório de construção e de legitimação do Estado e pretendem estabelecer uma continuidade com a grande reforma dos anos setenta de Veiga Simão.
Descrição Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, área de Educação e Desenvolvimento.
Disponível aqui https://www.academia.edu/28250185