Políticas de Educação

A Educação Superior no Espaço Iberoamericano
Do Elitismo à transnacionalização

Na segunda metade do século XX, os sistemas de ensino superior passaram por uma intensa transformação e experimentaram, sobretudo nas últimas décadas, uma extraordinária expansão.

Uma das forças motrizes dessa mudança foi o significado consideravelmente maior da ciência, da pesquisa e da qualificação para a capacidade de geração de riqueza de uma sociedade, da qual depende, em última instância, também a estabilidade dos sistemas de segurança e de bem-estar social.

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Poder e Participação em Educação

O presente livro reúne um conjunto de textos seleccionados pelo autor, escritos no contexto de uma sua activa participação nos debates sobre a política educativa portuguesa na primeira metade da década de 90.

Abordando temáticas muito diversas, os textos reunidos têm, todavia, um denominador comum: a problemática do poder e da participação em educação.

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Educar, Promover, Emancipar
Os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma pedagogia emancipatória

Organizado pelo Centro de Estudos Observatório de Educação e Contextos Educativos, realizou-se em Março de 2000 o 1º Colóquio de Ciências da Educação, Universidade Lusófona de Humanidades e tecnologias, sob o lema que dá título ao presente volume.

Não sendo um livro de actas, reúne um valioso conjunto de textos da autoria de alguns conferencistas convidados.

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Movimentos Sociais e Educação de Adultos na Ibero-América:
Lutas e Desafios

Os trabalhos desenvolvidos na Rede riaipe pretendem mostrar a urgência da construção de bases epistemológicas e políticas de um novo senso comum, capaz de ajudar a formular uma agenda educacional de um bloco social interessado em impulsionar (e realizar) politicas progressivas de paz, justiça social, felicidade e liberdade para todos.

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