Livros
Autor
Teodoro, A. (2020). Contesting the Global Development of Sustainable and Inclusive Education. Education Reform and the Challenges of Neoliberal Globalization. New York and London: Routledge. Disponível aqui.
Teodoro, A. (2011). A educação em tempos de globalização neoliberal. Os novos modos de regulação das políticas educacionais. Brasília: Liber Livro.
Teodoro, A. (2010). Educação, Globalização e Neoliberalismo. Os novos modos de regulação transnacional das políticas de educação. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas (96 pp).
Teodoro, A. (2006). Professores, para quê? Mudanças e desafios na profissão docente. Porto: Profedições. [111 pp.].
Teodoro, A. (2004). Globalització i Educació. Polítiques educatives i noves formes de govern. Xàtiva (Valencia): Ediciones del Crec.
Teodoro, A. (2003). Globalização e Educação. Políticas educacionais e novos modos de governação. Porto: Edições Afrontamento (109 pp.).
Teodoro, A. (2003). Globalização e Educação. Políticas educacionais e novos modos de governação. São Paulo: Cortez. Available here.
Teodoro, A. (2002). As Políticas de Educação em discurso directo (1955-1995). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional (690pp.).
Teodoro, A. (2001). A Construção política da Educação. Estado, mudança social e políticas educativas no Portugal contemporâneo. Porto: Edições Afrontamento. Disponível aqui.
Teodoro, A. (1997). Poder e Participação em Educação. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas (155pp.).
- Teodoro, A. (1994). Política Educativa em Portugal. Educação, Desenvolvimento e Participação Política dos Professores. Venda Nova: Bertrand Editora [347 pp.].
- Teodoro, A. (1994). A Carreira Docente. Formação, Avaliação, Progressão. Lisboa: Texto Editora [178pp.].
Teodoro, A. (1990). Os Professores. Situação Profissional e Carreira Docente. Lisboa: Texto Editora [96 pp.].
Teodoro, A. Fernandes, G. & Teodoro, V. D. (1984). Guia Prático do Sistema Educativo. Lisboa: Plátano Editora [161 pp.].
Teodoro, A.(1982). O Sistema Educativo Português. Situação e perspectivas. Lisboa: Livros Horizonte [135 pp.].
Teodoro, A. (1978). A Revolução Portuguesa e a Educação. Lisboa: Editorial Caminho [134 pp.].
Teodoro, A. (1977). Sobre as qualificações escolares e profissionais dos trabalhadores portugueses. Lisboa: Seara Nova [70 pp.].
Teodoro, A. (1976). Perspectiva do Ensino em Portugal. Porto: Cadernos O Professor [118 pp.].
Teodoro, A. (1974). Professores: que vencimentos?. Lisboa: Ed. Autor/O Professor [76 pp.].
Editor
Teodoro, A., Mendizábal, C. H., Villegas, M.. Lourenço, F. & (Orgs.) (2013). Interculturalidad y Educación Superior. Desafios de la diversidad para un cambio educativo. Buenos Aires: Biblos.
Teodoro, A. & Jezine, E. (Orgs) (2012). Organizações internacionais e modos de regulação das políticas de educação. Brasília: Liber Livro.
Teodoro, A. & Jezine, E. (Orgs.) (2011). Movimentos Sociais e Educação de Adultos na Ibero-América. Lutas e desafios. Brasília: Liber Livro.
Teodoro, A. (Org.) (2010). A Educação Superior no Espaço Iberoamericano. Do Elitismo à Transnacionalização. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
Teodoro, A. & Montané, A. (Eds.) (2009). Espejos e Reflexos. Politicas Curriculares y avaliaciones internacionales. Valencia: Germania.
Teodoro, A. (Org.) (2008) Tempos e Andamentos nas Políticas de Educação. Estudos Iberoamericanos. Brasília: Liber Livro.
Torres, C. A. & Teodoro, A. (Eds.) (2007). Critique and Utopia. New Developments in The Sociology of Education In the Twenty-First Century. New York: Rowman & Littlefield.
Teodoro, A. & Torres, C. A. (Orgs.) (2005). Educação Crítica e Utopia. Perspectivas para o Século XXI. Porto: Edições Afrontamento. Ed. Brasileira: São Paulo: Cortez Editora.
Teodoro, A. (Org.) (2004). Histórias (re)construídas. Leituras e interpretações de processos educacionais. São Paulo: Cortez Editora.
Teodoro, A. & Vasconcelos, M. L. (Orgs.) (2003). Ensinar e Aprender no Ensino Superior. Por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. São Paulo: Cortez Editora.
Teodoro, A. (Org.) (2001). Educar, Promover, Emancipar. Os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma pedagogia emancipatória. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
Teodoro, A. & Páscoa, R. (Orgs.) (1998). Professor/a: uma profissão em mutação? Actas do 1.º Congresso do Fórum Educação. Almada: Fórum Educação.
Teodoro, A. (Org.) (1996). Pacto Educativo: aspirações e controvérsias. Lisboa: Texto Editora.