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Educação Superior no Brasil: Modelos e Missões Institucionais

Angelo Del Vecchio e Eduardo Santos
Organizadores
2016
Ano de edição
Leia aqui
Livro disponível

O Brasil em foco

Apresentar a instituição universitária como uma criação nitidamente europeia que veio à luz no fim do século XI como resultado do encontro de interesses de mestres e estudantes reunidos em corporação para debater e aprender o novo tornou-se uma verdade histórica indiscutível, ou, pelo menos, uma marca de origem inquestionável e inquestionada. Complementar a essas justificativas genéticas, propõe-se a primazia da forma institucional “universidade”, a partir do argumento de que ela – e só ela – adotaria como modus operandi a universalidade de campo e, assim, cobriria aquelas faculdades que se desdobram, a partir do pensamento racional filosófico, nas referências de construção dos três campos científicos fundamentais, estes vistos, a partir de então, como um saber universal e verdadeiro gestado na contramão do cânone religioso. É assim que se costuma apontar o nascimento da universidade com base em seus marcos ocidentais: Bologna, 1088.

Sumário

PARTE I
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS E DIVERSIDADE INSTITUCIONAL – APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS

EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: APONTAMENTOS SOBRE O LUGAR E O PAPEL DA DIVERSIDADE INSTITUCIONAL
Angelo Del Vecchio
Eduardo Santos
RANKINGS UNIVERSITÁRIOS: ENTRE A REGULAÇÃO DO MERCADO E A DIFUSÃO DE MODELOS ORGANIZACIONAIS – O CASO BRASILEIRO
Eduardo Santos
António Teodoro
Reinaldo da Costa Junior
AS UNIVERSIDADES COM FINS LUCRATIVOS NO BRASIL À LUZ DOS RANKINGS ACADÊMICOS E DAS NOVAS CONFIGURAÇÕES DO MERCADO UNIVERSITÁRIO
Adolfo Ignacio Calderón
Carlos Marshal França
Henrique da Silva Lourenço
AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E A UNIVERSIDADE BRASILEIRA: UMA PROPOSTA DE ESTUDO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS À LUZ DA REFLEXÃO FREIRIANA ACERCA DA EDUCAÇÃO POPULAR
Maurício Silva

PARTE II
INSTITUIÇÕES E PRÁTICAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS – CASOS

UNIVERSIDADES POPULARES NA AMÉRICA LATINA: UM OLHAR PÓS-COLONIAL
Erick Morris
UNIVERSIDADE POPULAR E A CONSTRUÇÃO DO INÉDITO VIÁVEL – O CASO DA UFFS
Dirceu Benincá
Thiago Ingrassia Pereira
GESTÃO E MATRIZES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÃO A PARTIR DAS NOVAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
Margarita Victoria Gomez
UNIVERSIDADES CORPORATIVAS NO BRASIL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO PETROBRAS
Marival Matos dos Santos
Manuel Tavares
A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES: SUJEITOS HISTÓRICOS E DIMENSÃO INTERNACIONALISTA
Carin Moraes
João Elias Nery
Carlos Bauer