• Início
  • Livros
  • Educação, Globalização e Neoliberalismo. Os novos modos de regulação transnacional das políticas de educação

Educação, Globalização e Neoliberalismo. Os novos modos de regulação transnacional das políticas de educação

2010
Ano de edição
972-8881-82-5
ISBN

Desde a construção dos modernos sistemas de educação de massas, iniciada na Europa na transição do século XVIII para o século XIX, a escola tornou-se um espaço central de integração social e de formação para o trabalho.

Num tempo histórico relativamente curto, a educação, de um obscuro domínio da vida familiar, transformou-se num tema central dos debates políticos, nos níveis nacional e internacional.

Compreender os processos que marcam o campo das políticas de educação das últimas décadas constitui o propósito primeiro deste livro.

Retomando alguns trabalhos anteriores, o autor desenvolve um conjunto de argumentos em que pretende mostrar a urgência da construção das bases epistemológicas e políticas de um novo senso comum, capaz de ajudar a formular uma agenda educacional de um novo bloco social interessado em impulsionar (e realizar) políticas progressivas de paz, justiça social, felicidade e liberdade para todos.

Tal como nos anos 1970, vivemos tempos de bifurcação, onde a intervenção cidadã, nos seus diferentes espaços, da ciência à intervenção política, se apresenta como particularmente determinante.

Mas, também no espaço da educação, a fortuna é de quem a agarrar.

Índice

I
O Estado-Nação como centro da construção dos sistemas educativos da modernidade: a tardia construção da escola de massas em Portugal
II
Os processos da globalização
III
O neoliberalismo como expressão das formas de globalização hegemónica
IV
A governação (governance) como modo de regulação do neoliberalismo
V
Novos modos de regulação transnacional das políticas de educação: a regulação pelos resultados e o papel das comparações internacionais
VI
A “europeização” das políticas de educação: da exclusiva responsabilidade dos Estados nacionais à construção dos Espaço Europeu da Educação