Capítulos de Livros

2013

  • Montané, A., Naidorf, J. & Teodoro, A. (2013, in press). Social Relevance and Commitment of the University for Social Cohesion in Latin America. In I. Bogotch & C. Shields (Eds.). International Handbook of Social [In]Justice and Educational Leadership. (Chapter 25). New York, London & Frankfurt: Sringer.
  • Ramirez Diaz, J. A., Ruiz Flores, J. & Teodoro, A. (2013, in press). The role of the academicians’ networks in the exercise of leadership for fight the social injustice: An institutional challenge. In I. Bogotch & C. Shields (Eds.). International Handbook of Social [In]Justice and Educational Leadership. (Chapter 42). New York, London & Frankfurt: Sringer.
  • Teodoro, A. (2013). The Political Construction of European Education Space. In R. F. Arnove, C. A. Torres & S. Franz (Eds.) Comparative Education. The Dialectic of the Global and the Local (pp. 445 – 457). New York, US & Plimouth, UK: Rowman & Littlefield.

2012

Teodoro, A. (2012). Os novos modos de regulação transnacional das políticas de educação: a regulação pelos resultados e o papel das comparações internacionais. In A. Teodoro & E. Jezine (Orgs.). Organizações interacionais e modos de regulação transnacional das políticas de educação. Indicadores e comparações internacionais (pp. 17-34). Brasília: Liber Livro.


2011

  • Teodoro, A. (2011). “A fortuna é de quem a agarrar”. A rede iberoamericana de investigação em políticas de educação (RIAIPE) e as perspectivas de trabalho futuro. In A. Montané& J. Beltrán (Eds.) Miradas en Movimiento. Textos y Contextos de Políticas de Educación (pp. 15 – 30). Valencia (Espanha): Germania.
  • Estrela, E. & Teodoro, A. (2011). Between equity and excellence: challenges for secondary education policies. In D. Belyaev& Z. Roca (Eds.). Portugal in the Era of the Knowledge Society (pp.106-129). Lisbon: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Macara, M. T. S, Lino, M. C . F. & Teodoro, A. (2011). Alma e corpo – ética deontológica da profissão docente, um constructo identitário. In C. M. Guimarães, P. G. Rocha dos Reis, A. Akkari& A. A. Gomes (Orgs.) Formação e Profissão Docente (pp. 243 – 260). Araraquara, SP: Junqueira& Marin Editores.
  • Galego, C., Marques, F. & Teodoro, A. (2011). Reforma do ensino superior e implantação do processo de Bolonhaem Portugal. Mudanças e encruzilhadas. In B. L. Ramalho, J. Beltran Llavador, M. E. P. Carvalho& A. V. S. Diniz (Eds.) Reformas Educativas, Educación Superior y Globalización en Brasil, Portugal y España (pp. 97 – 131. Valencia: Germania.
  • Teodoro, A. (2011). A modernização das Universidades portuguesas nos anos 1970 e ainfluência inglesa. Anotações para um programa de pesquisa. In J. M. Hernandez Díaz (Ed.) Influencia Inglesa en la Educación Española e Iberoamericana (1810-2010) (pp. 85 – 87). Salamanca: Centro de Educación, Universidad de Salamanca.

2010

  • Teodoro, A., Galego, C. & Marques, F. (2010). Do fim dos eleitos ao processo de Bolonha. As políticas de educação superior em Portugal (1970-2008). In A. Teodoro (Org.) A Educação Superior no Espaço Iberamericano. Do Elitismo à Transnacionalização (pp. 93 – 116). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Romão, J. E. & Teodoro, A. (2010). Neoliberalismo, globalizaçãohegemônica e internacionalização da educação superior. In E. T. Dal Mas Dias & M. A. Lorieri (Eds.) Teorias e Politicas em Educação (pp. 161 – 171. São Paulo: Xamã.

2009

  • Teodoro, A.( 2009). Crítica e Utopística: contributos para uma agenda política educacional cosmopolita. In J. Mafra, J. E. Romão, A. C. Scocuglia & M. Gadotti (Orgs.). Globalização, Educação e Movimentos Sociais. 40 anos de Pedagogia do Oprimido (pp. 13 – 21). São Paulo: Editora Paulo Freire e Editora Esfera.
  • Montané, A. & Teodoro, A. ( 2009). Evaluaciones internacionales y políticas curriculares. In Espejo y Reflejo: Políticas curriculares y Evaluaciones Internacionales. In A. Teodoro & A. Montané (Ed.), Espejos e Reflexos. Politicas Curriculares y avaliaciones internacionales. (pp. 13 – 22). Valencia: Germania.
  • Estrela, E. & Teodoro, A. (2009). La reconfiguratión de las Políticas Curriculares. El caso portugués. In A. Teodoro & A. Montané (Ed.) Espejo y Reflejo. Políticas Curriculares y Evaluaciones Internacionales, (pp. 131 – 165) . Valencia: Germania.
  • Sanches, I. & Teodoro, A. (2009). Embusca de indicadores de educação inclusiva: o que os Professores de Apoio Educativo dizem que gostariam de fazer. In M. V. Rodriguez & M. de L. P. de Almeida (Orgs.). Políticas educacionais e formação de professores em tempos de globalização, (pp. 107 – 148). Brasilia-DF: Liber Livro e UCDB Editora.

2008

  • Teodoro, A. (2008). New Ways of Transnational Regulation of Educational Policies: Evidences and Possibilities. In C. A. Torres & P. Noguera (Ed.). Social Justice Education for Teachers. Paulo Freire and the Possible Dream (pp. 191-203). Rotterdam: Sense Publishers.
  • Teodoro, A. (2008). Globalização e reconstrução das identidades docentes: a luta pela fabricação da alma dos professores. In J. Á. de Lima & H. R. Pereira (Eds.). Políticas Públicas e Conhecimento Profissional. A Educação e a Enfermagemem reestruturação (pp. 155-162). Porto: Livpsic / Legis Editora.
  • Aníbal, G. & Teodoro, A. (2008). A Educação em Tempos de Globalização. Modernização e hibridismo nas políticas educativas em Portugal. In A. Teodoro (Org.) Tempos e Andamentos nas Políticas de Educação. Estudos Iberoamericanos (pp. 105-122). Brasília: Liber Livro.
  • Marques, F., Aníbal, G., Graça, V. & Teodoro, A. (2008). A política educativa da União Europeia. O processo de unionização no contexto de globalização. In A. Teodoro (org.). Tempos e andamentos nas politicas de educação. Estudosi beroamericanos (pp. 123-160). Brasília: Liber Livro.
  • Teodoro, A. (2008).Novos modos de regulação transnacional de políticas educativas. Evidências e possibilidades. In A. Teodoro. Tempos e Andamentos nas Políticas de Educação. Estudos Iberoamericanos (pp. 19-38). Brasília: Liber Livro.

2007

  • Teodoro, A. (2007). Es posible una política de la educación a la izquierda? Una refléxion sobre la posibilidad y la esperanza en la acción política. In A. C. Scocuglia (Org.) Paulo Freire en el tiempo presente (pp. 15 – 25). Valencia: Denes Editorial/Ediciones del CreC.
  • Teodoro, A. (2007) Educação e Pensamento Contemporâneo: da construção do modelo escolar ao tesouro a descobrir. In F. dos Santos Neves (org.). Introdução ao Pensamento Contemporâneo. Tópicos, Ensaios, Documentos (pp. 933-947). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Teodoro, A. (2007). Educational policies and the sense of possibility: A contribution to Democratic Education in a Progressive Age. In A. Teodoro & C. A. Torres (Ed.). Critique and Utopia. New Developments in The Sociology of Education In the Twenty-First Century. Lanham: Rowman & Littlefield.

2006

  • Teodoro, A. & Torres, C. A. (2006) Crítica e Utopia. Novos desenvolvimentos na Sociologia da Educação emergentes neste início de Século XXI. In A. Teodoro & C. A. Torres (orgs.). Educação Crítica e Utopia. Perspectivas para o Século XXI (pp. 7-15). São Paulo: Cortez Editora.
  • Teodoro, A. (2006). Nota Introdutória. A expansão escolar em Portugal do pós-guerra: uma contextualização. In J. S. Sampaio. Temas de Educação. Subsídios para a análise crítica da expansão escolar (no Portugal dos anos 60 e 70 do século XX).(pp. 1140). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

2005

  • Teodoro, A. (2005). Novos modos de regulação transnacional das políticas educativas. Evidências e possibilidade. In A. Teodoro & C. A. Torres (orgs.). Educação Crítica e Utopia. Perspectivas para o Século XXI (pp. 159-173). Porto: Edições Afrontamento.
  • Teodoro, A. (2005). Bolonha e a reforma universitária. Dos riscos potenciais às possibilidades de mudança. In J. P. Serralheiro (org.). O Processo de Bolonha e a Formação dos Educadores e Professores Portugueses (pp. 51-57). Porto: Profedições.

2004

  • Teodoro, A. (2004). Um estudo europeu sobre os professores. Atractividade, perfil e conteúdo ocupacional da profissão docente. In A. Adão & E. Martins (org.). Professores. Identidades (re)construídas (pp.61-70). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • António, A. S. & Teodoro, A. (2004). Um novo cenário: o acesso dos alunos ao conhecimento e o bem-estar dos professores. In A. Adão & E. Martins (org.). Professores. Identidades (re)construídas (pp. 367-377). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Teodoro, A. (2004). Apresentação. Um contributo para a renovação de fontes e de metodologias em História da Educação. In A. Teodoro (org.). Histórias (re)construídas. Leituras e interpretações de processos educacionais. São Paulo: Cortez Editora

2003

  • Teodoro, A. (2003). O Estado Novo e a Educação. As mudanças invisíveis na sociedade portuguesa do pós-guerra e a expansão educativa. In R. Fernandes & J. Pintassilgo (orgs.). A Modernização Pedagógica e a Escola para todos na Europa do Sul no Século XX (pp. 27-50). Lisboa: Grupo SPICAE.
  • Teodoro, A. (2003). Ensino superior: tendências e desafios no caso português. In A. Teodoro & M. L. Vasconcelos (Orgs.). Ensinar e Aprender no Ensino Superior. Por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária (pp. 13-33). São Paulo: Cortez Editora.
  • Teodoro, A. (2003). Educational Policies and New Ways of Governance in a Transnationazation Period. In C. A. Torres & A. Atikainen (Ed.). The International Handbook on the Sociology of Education. An International Assessment of New Research and Theory (pp. 183-210). Lanham, MA: Rowman & Littlefield.

2002

Teodoro, A. (2002). Nota de Abertura e revisão científica (com Áurea Adão) do livro: C. A. Torres, M. P. O’Cadiz & P. L. Wong, Educação e Democracia. Paulo Freire, movimentos sociais e reforma educativa. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.


2001

Teodoro, A. (2001). Organizações internacionais e políticas educativas nacionais: a emergência de novas formas de regulação transnacional ou uma globalização de baixa intensidade. In S. R. Stoer, L. Cortesão & J. A. Correia (orgs.). Da Crise da Educação à “Educação” da Crise: Educação e a Transnacionalização dos Mecanismos de Regulação Social (pp. 125-161). Porto: Edições Afrontamento.


1999

Teodoro, A. (1999). Ensino Secundário: constatações breves e três tópicos para um debate urgente. In J. Azevedo (Coord.). O Ensino Secundário em Portugal (Estudos). (pp. 201-203). Lisboa: Conselho Nacional de Educação